terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IFPI divulga relatório mundial de música digital de 2011

IFPI divulga relatório mundial de música digital de 2011 



A IFPI, sigla para International Federation of the Phonographic Industry, divulgou ontem o relatório anual sobre o mercado de música digital no ano de 2011. Segundo dados do relatório, as vendas globais de música digital tiveram um aumento de 8%, comparadas ao período anterior.

iTunes, Spotify e Deezer são as plataformas que mais contribuíram para esse crescimento, já que estão presentes em 58 países. No início de 2011, apenas 23 países tinhas estes serviços. Aumentou, especialmente, o número de usuários que assinam serviços mensais: 65% a mais do que o número registrado em 2010.

Mesmo em meio à crise financeira Européia e a fase de recuperação da economia americana, o setor está positivo: 3,6 bilhões de downloads, entre álbuns completos e músicas avulsas, foram comprados mundialmente em 2011. O segmento digital representa hoje 32% de toda receita mundial de música vendida.

Em 2011 as vendas globais de música digital chegaram a US$ 5,2 bilhões, mas o relatório também aponta, como sempre, o problema representado pela pirataria online para o crescimento do setor.

Frances Moore, CEO da IFPI, comenta o relatório: "Há boas razões para ser otimista no mundo da música digital. Os serviços legais estão se expandindo pelo globo (...) É hora de lutar contra a pirataria tanto a nível governamental quanto aumentando o círculo de intermediários envolvidos com a indústria". Os intermediários a que Moore se refere são os mecanismos de busca, sites de armazenamento e provedores de acesso.

O relatório completo pode ser lido no site da IFPI, no endereço www.ifpi.org.

0 comentários :

Postar um comentário